quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O presépio


O Cristianismo celebra o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro. Nas festas de Natal destacam-se símbolos e tradições como a árvore de Natal, a coroa do  Advento, a troca de presentes e o Papai Noel.

Há contudo, um lugar especial ocupado pelo presépio, pela construção de cena da natividade. Essa é montada seguindo alguns elementos presentes nos textos do Evangelho segundo Lucas e Mateus, especialmente nos primeiros capítulos, em que se encontram passagens relativas à infância de Jesus. A tradição acrescentou, porém, personagens e figuras de acordo com lendas populares ou textos apócrifos.

As primeiras representações da cena do nascimento de Cristo descrita pelos Evangelhos remontam às catacumbas. Em 1877 descobriu-se uma antiga representação do nascimento de Jesus marcada nas paredes das catacumbas de São Sebastião em Roma.

Os primeiros cristãos desenharam nas paredes desses antigos cemitérios a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, os magos, o boi, o burro e a manjedoura.

Marco determinante para a história dos presépios aconteceuna Itália, na noite de Natal de 1223, quando São Francisco reuniu várias pessoas diante de uma gruta em Greccio, onde colocou animais e a manjedoura para representar o Santo Nascimento.

São Francisco quis celebrar um Natal o mais realista possível, resgatando o verdadeiro espírito de humildade testemunhado pelo próprio Salvador ao vir ao mundo.

Consta que Francisco buscou inspiração noAntigo Testamento. Um texto do profeta Isaísas diz: "O boi conhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura de seu patrão".

O presépio de Francisco era assim: um menino deitado sobre a palha entre um boi e um burrinho ou jumentinho. O santo queria que o presépio representasse a humildade e a pobreza. A impressão causada por essa representação do presério foi tão marcante, que rapidamente se estendeu por toda Itália. Logo foi introduzido nas casas nobres européias e posteriormente nas classes mais pobres.

A partir do século XIV, apareceram os primeiros presépios com grandes estátuas de madeira colocados nas igrejas. No século XV, os cristãos montavam uma manjedoura em suas casas para depositar uma pequenaimagem de Jesus.

O presépio como conhecemos hoje, contudo, nasceuem torno do ano1700, na cidade de Nápoles, quando começaram a usar figuras tridimensionais para representar a cena do Natal.

Fonte: Livro "Celebrar o Natal" - Autor: Leomar A. Brustolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário